sábado, 19 de dezembro de 2009

Segurança na Internet


Constantemente vejo amigos e conhecidos sendo vitimas de vírus, invasões, spywares e variedades do tipo. Após muitos anos navegando e testando várias soluções em termos de segurança cheguei em um setup realmente eficiente, que me deixa livre de pelo menos 99% desses destas pragas! Vou passar aqui a receita do bolo e algumas digas de comportamento na net, que com certeza tornaram a sua vida virtual 99% segura! Sim, sempre há aquele 1% de brecha inevitável em qualquer sistema.

1 – Sistema Operacional
. Como a grande maioria usa o Windows vou focar neste SO apenas. Apesar de o Windows Vista ter causado uma má impressão para muitos usuários ele é muito mais seguro que o seu antecessor o Windows XP, que já está pra lá de ultrapassado e possui falhas de segurança gravíssimas, mesmo após os service Pack 3. Portanto a solução em termos de SO é usar o Vista ou o novo Windows Seven, ambos são ótimas opções para segurança (prefira sempre o mais recente). Mantenha seu Windows atualizado através do Windows update e o mais importante, deixa o Firewall do Windows sempre ativado e atualizado! Um Windows 7 + Firewall já complica bastante a vida de um invasor.

2 – Evitando situações de risco
. Parece dica de prevenção à AIDS, mas vale para a vida virtual também. Recebeu um email de alguém que não conhece com um anexo qualquer, ou com um texto tentando te delubriar a clickar em link? Não click em qualquer link, e não faça download do anexo. Você pode sim abrir o email e ver do que se trata, isso não oferece riscos, mas clickar em links ou fazer downloads de anexos desconhecidos, isso nunca! Outra forma de ser infectado por malwares é simplesmente navegando em sites desconhecidos. Geralmente sites pornográficos e aqueles de busca de cracks e seriais para softwares, escondem por trás de seu código uma série de scripts que são executados ao carregar a página. A finalidade destes scripts varia muito, mas são todos malwares! Se você quer navegar com segurança recomendo o uso do navegador Firefox da Mozila, e usar em conjunto um add-on chamado No-Script. Ele bloqueia todos os scripts dos sites visitados, alguns scripts são necessários para para a visualização correta da pagina. Por exemplo sites onde o usuário entra com nome de um estado em uma listbox e a listbox abaixo automaticamente abre a lista das cidades deste estado, ou para visualizar os vídeos do youtube, são necessários scripts para fazer isso funcionar. O que vc deve fazer é liberar esses sites conhecidos e de confiança no No-Script, feito isso uma vez ele memoriza os sites confiáveis. Firefox + No-Script é sinônimo de segurança quase que total ao navegar!

3 – Anti-Vírus.
Este é um tópico muito polemico, e entre os entendedores de TI gera muita discordância sobre qual é o melhor ou qual é ruim. Pessoalmente, dos AV gratuitos, a versão free do Avira foi o melhor que usei até hj. Muito leve, faz o que tem fazer, atualizações constantes e outros benefícios. Outros AV são também muito reconhecidos como o Kaspersky e BitDefender. Demais AV freeware realmente não recomendo! Atualize sempre a cada 3 dias seu AV (no mínimo) e faça um scan de todo disco rígido uma vez ao mês. E não se esqueça de deixar o AV sempre ativo.

Com essas ferramentas e os devidos cuidados, você pode navegar tranquilamente, abrir qualquer seja o email sem grande preocupações. Mas lembre-se, nunca execute arquivos .exe ou .msi, ou qualquer extensão que você não conheça se não for de fonte realmente confiável!